“Um tributo às mulheres”, diz dom José Gislon

bispoConfira o artigo do bispo de Erexim (RS), dom José Gislon, OFMCap, por ocasião ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Um tributo às mulheres

Estimados Diocesanos! No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. A presença e o papel da mulher ao longo da história da humanidade foi fundamental para o cultivo de valores e o desenvolvimento da sociedade e da família. A Sagrada Escritura, a começar pelo Antigo Testamento, menciona nomes de mulheres que se destacaram no meio do povo de Israel. Basta lembrar Judite, Rute, Ester. Quando lemos o Novo Testamento, aparece a figura de Maria, a Mãe de Jesus, de Isabel, a mãe de João Batista, de Maria Madalena e outras que auxiliavam o Mestre Jesus e seus discípulos na propagação do Reino de Deus.

Nem sempre, ao longo da história da humanidade, a mulher foi valorizada na sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento social, econômico, educativo e espiritual da sociedade. Hoje, podemos dizer que a sociedade saiu fortalecida em muitos aspectos com a participação mais ativa da mulher. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer para superar as injustiças, a violência e a falta de respeito à dignidade da mulher em muitas culturas. Em muitas realidades, elas ainda continuam sendo exploradas e abandonadas com seus filhos ou por eles. Estas lutadoras anônimas se tornaram as provedoras do sustento de milhões de famílias. Porque carregam no coração o sentido da responsabilidade que nasce da capacidade de doar-se com amor, pela vida, por uma causa, por alguém, pela comunidade.

Na vida da Igreja, desde os primórdios do cristianismo, tivemos grandes figuras de mulheres que testemunharam a fé pelo martírio e contribuíram para a expansão da Igreja no início de sua caminhada. A própria ação missionária e caritativa da Igreja fortaleceu-se com a participação da mulher. Basta lembrar as milhares de consagradas que, a partir do século XVI, começaram a atuar diretamente no campo da educação, da saúde, da ação social e na missão.

Hoje, quando olhamos a caminhada da Igreja Diocesana, não podemos deixar de louvar e agradecer a Deus e às mulheres, que com amor e por amor, se colocam a serviço do Evangelho, servindo o Senhor Jesus na Igreja, em todas as pastorais e em todas as comunidades. O trabalho e a participação das mulheres nos revelam o rosto materno de Deus presente na vida da Igreja, povo de Deus a caminho da casa do Pai.

A vós, mulheres, obrigado pelo vosso testemunho de fé, pela vossa participação e colaboração com a causa do Reino.

Tende todos um bom domingo.

Fonte: CNBB

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.