Caravana de direitos da pessoa idosa realiza ações em Brasília

Idosos

São duas equipes, formadas por psicólogos, terapeutas e advogados, que vão visitar, durante os meses de janeiro e fevereiro, cidades como Taguatinga, Ceilândia, Itapoã e Planaltina. O grupo vai atuar de terça a quinta-feira, levando atendimento jurídico e psicológico gratuitos à população idosa. Além desses serviços, serão oferecidas rodas de terapia comunitária e capacitação para cuidadores de idosos.

Nesses dois meses, a meta é atender cerca de 350 idosos e conscientizar a sociedade como um todo para a prevenção e enfrentamento à violação dos direitos da pessoa idosa. “O nosso foco é ampliar o número de idosos assistidos, mas, sobretudo, levar um atendimento humanizado a esse grupo, empoderá-los e informá-los acerca de seus direitos, e chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofridas por eles”, reforça Danuse Queiroz, coordenadora do projeto.”

A comunidade Sol Nascente, maior favela da América Latina, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Vila Buritizinho, localizada em Sobradinho II, também recebem a itinerância dos direitos do idoso.

Em cada visita, os profissionais do NEVPI vão esclarecer dúvidas do idoso e dar orientação jurídica em áreas como previdenciário, família, trabalhista, dentre outras, além de encaminhar e acompanhar cada caso junto às autoridades públicas. Para um dos advogados do projeto, Lourival de Carvalho, o objetivo é ir além da assistência jurídica. “As pessoas idosas precisam sair da condição de sujeitadas, onde muitas vezes são colocadas pela própria sociedade, e passarem a ocupar o seu lugar legítimo de sujeitos de direito. Elas falam, se comunicam de alguma forma, e sentem necessidade de serem ouvidas em todos os lugares, tanto em casa como nos espaços públicos”, disse.

Paralelamente, será oferecido roda de terapia comunitária e acompanhamento psicológico. O idoso não precisa se inscrever com antecedência para participar das atividades ou para ser atendido pelos profissionais, basta ir ou estar no local das intervenções.

NEVPI

Assessoria_jurdica

Entre os serviços oferecidos pelo grupo estão atendimento psicológico e assessoria jurídica. Todos gratuitos. Segundo dados internos, cerca de 700 pessoas foram atendidas só no ano passado, com demandas que foram desde mediação de conflitos a orientações sobre previdência social.

Além das itinerâncias, o NEVPI funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, na sede da União Planetária, que fica na 307 Norte, Bloco A, primeiro subsolo, um espaço onde o idoso pode ser atendido gratuitamente por advogados e psicólogos.

Programação

Caravana de Direitos da pessoa idosa

Gama:

Onde: Centro de Orientação Sócio Educativa do Gama Leste/Sul (Cose)

Endereço: A/E Quadra 5/11, Setor Sul

Quando: Todas as terças-feiras, às 9h

Ceilândia:

Onde: Escola Classe 66 da Comunidade Sol Nascente

Quando: Todas as quartas-feiras, às 15h

Taguatinga:

Onde: Associação dos Idosos de Taguatinga

Endereço: QNL 01, Lote A

Quando: Todas as quintas-feiras, às 09h

Paranoá:

Onde: Centro de Orientação Sócio Educativa do Paranoá (Cose)

Endereço: Quadra 02, A/E S/, Bloco N

Quando: Todas as quintas-feiras, às 08h30

Planaltina:

Onde: Centro de Orientação Sócio Educativa de Planaltina (Cose)

Endereço: A/E, Lote 6, Bloco H

Quando: Todas as quartas-feiras, às 9h

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasilia

Site: http://www.uniaoplanetaria.org.br/crdh

Telefone: (61) 3368-1752

CNPF com informações e foto da Ascom UP.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.