Tríduo Pascal em família: confira duas opções para celebrar em casa

O ápice das celebrações litúrgicas da Igreja Católica é a Páscoa, momento em que é celebrada a Ressurreição de Jesus. A partir desta quinta-feira, 9 de abril, tem início o Tríduo Pascal, último trecho do percurso rumo à grande festa cristã. Neste tempo de pandemia, quando muitas famílias estão em isolamento social e domiciliar, sem a oportunidade de participar das celebrações nas Igrejas, são várias as opções para vivenciar dentro de casa este momento.

Além das celebrações transmitidas pelos meios de comunicação social, como a TV e a internet, nas redes sociais, as famílias podem celebrar em casa com o auxílio de roteiros preparados especialmente para este momento. Confira duas opções indicadas pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar:

Celebrar em família o Dia do Senhor

Material preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a partir das indicações da Congregação para o Culto Divino e a Liturgia dos Sacramentos.

“Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil orientam os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente, não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a CELEBRAR o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas”, lê-se no documento divulgado pela CNBB.

A imagem pode conter: texto que diz "QUARENTENA Celebrar em Família Dia do Senhor CNBB disponibiliza, por meio da Comissão para Liturgia, roteiros para a celebra bração em família, serem feitos durante o tempo da quarentena cnbb.org.br/quarentena CNBB"

Confira as sugestões de Celebração da Palavra de Deus para serem feitas em sua casa, com seus familiares, neste momento da pandemia:
Tríduo Pascal – Quinta-feira;
Tríduo Pascal – Sexta-Feira.
Tríduo Pascal – Sábado Santo

Itinerário Pascal – Casa Emaús

Material preparado pelos seminaristas do Convívio Emaús, de Florianópolis (SC). Além das celebrações para o Domingo de Ramos, Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa, contém um apêndice com subsídios que contribuem na preparação para o ápice do Ano Litúrgico, como orientação para confissão, exame de consciência, Via Crucis e Via Lucis, e os Mistérios Dolorosos e Gloriosos do Rosário.


Baixe o roteiro de Celebrações para a Semana Santa clicando aqui.

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.