Brasília recebe 4º Congresso Brasileiro de Médicos Católicos

A Capital Federal será novamente a sede do Congresso Brasileiro de Médicos Católicos. Neste ano, a quarta edição do evento terá como tema “Vocação e Missão do Médico Católico”. São esperados representantes de mais de 14 associações destes profissionais, além de grupos e lideranças médicas e eclesiais, entre os dias 15 e 18 de outubro.

O presidente da Associação dos Médicos Católicos de Brasília, Antônio Garcia, explica que o evento é um “grande encontro científico e formativo, onde os médicos e estudantes podem refletir, atualizar se e compartilhar experiências e dificuldades, à luz da doutrina e magistério da Igreja”.

O Congresso vai discutir diversos temas ligados à ética e prática da medicina e a relação com a vida de fé. No site do evento, a organização elencou alguns deles: Objeção de Consciência; Dignidade da Pessoa Humana; Vocação e Missão do Médico Católico; Cientificismo e Espiritualidade; Sacramentos no meio dos Médicos Católicos; Testemunho Vital e Cuidados no Final da Vida; Saúde Mental do Médico; Educação Médica sob a Perspectiva Cristã; Cuidando do Cuidador Iluminado pela Logoterapia; Qualidade de Vida a Luz da Espiritualidade; Cuidando da Vida da Concepção à Morte.

A programação

No dia 15 de outubro, haverá acolhida dos inscritos no Brasília Imperial Hotel, local do evento, e Santa Missa de abertura, seguida de apresentação musical.

Nos dias 16 e 17, a programação científica, que ocorrerá em duas salas, com atividades de Conferências, seguidas de debate, Mesas Redondas com múltiplos participantes e Colóquios, com sustentação oral dos debatedores.

De acordo com os organizadores, a temática do Congresso envolve apresentações com ênfase na “atuação do médico católico na atenção à saúde, na docência, em sua responsabilidade social, na defesa e promoção da vida, nos temas médicos contemporâneos e complexos, nas questões atinentes ao início e ao fim da vida, com abordagem bioética personalista”.

O evento também oferecerá programação científica dirigida a estudantes de Medicina, além de debate sobre o papel das Associações de Médicos Católicos.

No dia 18, domingo, dia de São Lucas, padroeiro dos médicos, haverá Santa Missa de encerramento na Catedral Metropolitana de Brasília e a Assembleia Geral, visando à criação da Associação Brasileira de Médicos Católicos, composta, de acordo com Antônio Garcia, pelas diversas Associações de Médicos Católicos já constituídas, bem como para congregar médicos católicos de outras dioceses e municípios.

Inscrições abertas no endereço:

https://www.sympla.com.br/4-congresso-brasileiro-de-medicos-catolicos__784433

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.