Regional Sul 2 promove ações durante a Semana Nacional da Vida

Semana Nacional da VidaDesde ontem, 1º de outubro, regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dioceses de todo o país, estão realizando inúmeras discussões e ações em defesa e promoção da vida. Até o dia 7 de outubro está acontecendo a Semana Nacional da Vida que está trabalhando o tema “Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos”.

Os membros da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, em Londrina (PR), o casal Wilton e Cristian Ribeiro, conta como o Regional Sul 2 (Paraná) se organizou para a Semana Nacional da Vida. “Nós montamos uma programação como sugestão para as dioceses do regional, com celebrações, momentos de reflexão, ‘Hora Santa’, palestras, e textos que poderiam ser utilizados. Passamos essas sugestões às dioceses e ao final da semana vamos sondar o que feito realizado”, explicou Wilton Ribeiro.

Wilton também lembra que, em preparação para a Semana Nacional da Vida, o Regional Sul 2 realizou, nos dias 1º e 2 de setembro, o Congresso Regional da Pastoral Familiar. Na oportunidade, foi lançada a programação para a Semana Nacional da Vida e um abaixo-assinado em defesa da vida e da morte natural, cuja coleta de assinaturas foi iniciada em setembro e será encerrada ao final da Semana Nacional da Vida.

A programação do regional foi baseada no subsídio ‘Hora da Vida’, publicado pela Comissão Episcopal Pastoral para a vida e a Família da CNBB. O subsídio contém sugestões de roteiros de atividades e encontros temáticos, que podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada região.

Para Wilton Ribeiro, o subsídio é uma importante ferramenta de reflexão e aprofundamento. “Os encontros propostos pelo subsídio ‘Hora da Vida’ são muito interessantes para passarmos para os grupos de reflexão. E passadas aos grupos de jovens, para que também trabalhem as reflexões”, disse. “As orações e bênçãos que estão no subsídio, também ajudam bastante para enriquecer os momentos celebrativos da semana”, completou.

“O subsídio é um material muito substancioso”, garantiu Wilton. “Um ponto que achei excelente foram as orientações para a formação da Comissão de Respeito, Promoção e Defesa da Vida, porque nos dá um respaldo já  que estamos trabalhando a um bom tempo com isso, e o material vem ajustar bastante”, destacou.

Sobre a importância da Semana Nacional da Vida, Wilton afirma nos tempos atuais a violência está banalizada. “No momento em que vivemos de tantas ameaças, como acompanhamos pela TV, até pessoas que não são ligadas à Igreja, afirmam que está havendo uma extrapolação em relação às ameaças à vida”, disse.

“A Semana Nacional da Vida vem como um recado muito forte para a sociedade para valorizar a vida e mostrar como ela é importante. E mostra ao mesmo tempo, a importância de denunciar”, explicou Wilton ainda lembrando que o foco da ação devem ser os pequenos grupos. “A semana é esse holofote para que as comunidades de base comecem a interiorizar esses momentos de reflexão, e para que os cristãos católicos tomem um posicionamento em relação à defesa e promoção da vida.”

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.