HORA DA FAMÍLIA 2013 – Comunicado 3

Capa Hora Familia 2013

Dom João Carlos Petrini Bispo Diocesano de Camaçari – BA e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – CEPVF/CNBB convida as famílias brasileiras para refletir num dos temas mais importante para a família que quer ver os filhos crescendo em “sabedoria, estatura e graça” e apresenta-nos a Hora da Família 2013.

Tenho a grata satisfação de apresentar a “Hora da Família” para 2013. Trata-se de mais uma edição do subsídio preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, especialmente, para a “SEMANA DA FAMÍLIA” que acontece no mês de agosto e que se realiza em todas as (arqui)dioceses do Brasil.
O tema deste ano é um dos temas mais importantes para a família que quer ver os filhos crescendo em “sabedoria, estatura e graça” como o evangelho fala de Jesus (cf Lc 2, 52).
Sabedoria é a capacidade de compreender o significado mais profundo das circunstâncias em que nos encontramos e das experiências pelas quais passamos. Consiste na descoberta do sabor (palavra que tem a mesma origem de “sabedoria”) de tudo, podendo viver com intensidade e entusiasmo a nossa existência.
Crescer em graça significa aprender a reconhecer o Mistério que está na origem de todas as coisas, desde a grandiosidade das estrelas até a delicadeza de uma flor, até mesmo a simplicidade de um copo de água. Uma inteligência que não se satisfaz com a aparência das coisas, mas quer compreender a origem e o fundamento de tudo, se familiariza com o Mistério, podendo aprender a reconhecê-lo presente: “Tu, Senhor, aqui”, esta é a graça que faz muita diferença na vida de uma pessoa.
Neste Ano da Fé, o Papa Bento XVI convida os cristãos a “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (Porta Fidei, 2).
A Hora da Família procura ajudar os pais exatamente nesta tarefa nada fácil. De fato, parece que a única coisa que interessa à cultura atual seja “crescer em estatura”, isto é, garantir cuidados com a alimentação, com a saúde e acesso a bens de consumo, especialmente eletrônicos, que possibilitem aquisição de conhecimentos e habilidades para vencer na vida. Hoje temos clareza de como essa educação é insuficiente, porque deixa grandes brechas para estilos de vida desumana. 
Educar as próprias crianças na fé, ensinando-as a reconhecer os sinais da Presença imediatamente invisível, mas real e decisiva mais do que o ar que respiram, ensinar-lhes as orações que, com simplicidade, lhes permitem entrar em relacionamento com o Pai Criador amoroso e misericordioso, com Jesus Cristo vitorioso sobre a morte, com o Espírito consolador, é a tarefa mais preciosa e mais importante que um pai e uma mãe possa ter, para que os filhos cresçam em sabedoria, estatura e graça e cheguem à idade adulta com o “talento” que é a luz de Cristo.
“Ninguém pode ignorar ou subestimar o papel decisivo da família, célula básica da sociedade, dos pontos de vista demográfico, ético, pedagógico, econômico e político. Ela possui uma vocação natural para promover a vida: acompanha as pessoas no seu crescimento e estimula-as a enriquecerem-se entre si através do cuidado recíproco. De modo especial, a família cristã guarda em si o primordial projeto da educação das pessoas segundo a medida do amor divino. A família é um dos sujeitos sociais indispensáveis para a realização duma cultura da paz. É preciso tutelar o direito dos pais e o seu papel primário na educação dos filhos, nomeadamente nos âmbitos moral e religioso. Na família, nascem e crescem os construtores da paz, os futuros promotores duma cultura da vida e do amor” (Mensagem de Sua Santidade Bento XVI para a celebração do XLVI Dia Mundial da Paz – Jan. 2013)
Não deixe a sua família fora desse momento de evangelização. Eu Participo!
A Hora da Família 2013 custa R$ 3,00 e você poderá comprar na Pastoral Familiar da sua Paróquia, Diocese ou Regional. Ou mesmo pelo telefone: 61 34432900 ou pelo site: www.cnpf.org.br

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.