Semana da Família movimenta a Paróquia do Passo

Semana da Família movimenta a Paróquia do PassoEntre os dias 9 e 15 de agosto a Igreja Católica no Brasil realiza a Semana Nacional da Família e para marcar este momento, a Paróquia Imaculada Conceição, no Bairro do Passo, preparou uma série de atividades, para abordar a vocação de cada membro da família com o objetivo de valorizar o ambiente familiar e o ser humano, além de incentivar à família a ser uma educadora dos valores da Igreja.

Esse ano, a Igreja está dedicando um olhar diferenciado a esse assunto, pois em setembro acontecerá na Guatemala um encontro do Papa Francisco com as Famílias, com o tema “O Amor é a nossa Missão. A Família plenamente Viva”. Além disso, em Outubro, o encontro dos Bispos também vai discutir a Família, tirando novos encaminhamentos para a vocação da Família na Igreja e no Mundo Contemporâneo.

Na Matriz Imaculada Conceição, nos noites de 12, 13 e 14 de agosto está sendo realizado o Tríduo da Família, com celebração de missas e momentos especiais de reflexões sobre a instituição familiar. As trinta comunidades que compõe a Paróquia também estão mobilizadas, a exemplo da Comunidade São Francisco de Assis, na Vila São Francisco. Lá são três noites de palestras com temas envolvendo a importância da Família na sociedade.

Os organizadores do tríduo na São Francisco explicam que trata-se de um momento de fé e integração entre famílias. Segundo o casal Nelson e Viviane Locateli, para organizar o evento, o grupo pensou e planejou as tarefas, dividindo funções.

“Alguns fizeram a missão nas famílias locais e nas celebrações as pessoas foram incentivadas a convidar amigos e vizinhos. Os jovens do Grupo de Jovens Unidos na Fé, ajudaram na hora do intervalo e com a confecção de lembrancinhas para os palestrantes. Além disso, também foram impressos folders, convites e o ambiente foi todo decorado para receber as famílias. Ou seja, tivemos muito apoio para realizar esse evento”, explicam.

Na primeira noite do encontro o tema discutido foi “Família, lugar privilegiado do amor”, em que se refletiu sobre perdão, amor e partilha. A segunda noite traz para debate a temática “Família, esperança de Deus para o mundo”, onde se reconhece a família como a base da sociedade e se entende que destruir a família é destruir os planos de Deus. No último encontro o sacerdote convidado, Aodomar Wandscher, falará a respeito do valor da missa, da celebração e da oração.

O pároco da Paróquia Imaculada Conceição, padre Venildo dos Santos, parabeniza todas as comunidades que se organizaram para a realização da Semana da Família, destacando que foram muitos os casais envolvidos nesse evento, onde em cada noite, em cada comunidade, um casal era responsável por levar a palavra de Deus e refletir a importância da família.

Texto e fotos: Lilian Machado.

Fonte: http://noticias.flashsb.com.br

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.